Por que Santa Catarina bateu recorde na produção de soja? Confira no terceiro episódio do podcast Pense Agro
A área plantada com soja, em Santa Catarina, cresceu mais de 40% nos últimos 10 anos, conforme dados disponíveis no painel de produção agropecuária. Esse é um dos fatores, há outros, que levaram o Estado a colher uma safra recorde de soja. A informação foi repassada pelo analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), Haroldo Tavares Elias, em entrevista para o podcast Pense Agro.
Outro aspecto que vem movimentando agricultores e técnicos que atuam no setor é a possibilidade de mudança no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). Para este ano, o período de plantio da soja foi limitado a 100 dias, com término em 29 de dezembro. Segundo o Ministério da Agricultura, a medida visa controlar a ferrugem asiática. Haroldo explica que, como em Santa Catarina o plantio da segunda safra se estende pelo mês de janeiro, caso a alteração seja mantida poderá afetar a implantação das lavouras.
Este é o terceiro episódio da primeira temporada do podcast oficial do Observatório Agro Catarinense (ouça aqui). Os episódios são lançados sempre nas quintas-feiras. Para não perder nenhum, curta o perfil do Observatório nas redes sociais digitais.
One thought on “Por que Santa Catarina bateu recorde na produção de soja? Confira no terceiro episódio do podcast Pense Agro”
-
Pingback: Safra 2023/2024 de milho: saiba quais são os fatores decisivos para o plantio do grão em Santa Catarina - Observatório Agro Catarinense
Comments are closed.
Gostou deste conteúdo?
COMPARTILHAR