Epagri/Cepa firma contrato com Amvali para acesso exclusivo ao painel inteligente “Perfil 360° municipal”
O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola Epagri/Cepa firmou um contrato com a Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) para fornecer dados agropecuários estruturados por meio do painel “Perfil 360° municipal” do Observatório Agro Catarinense. A ferramenta oferece uma visão integrada do cenário rural e socioeconômico dos municípios catarinenses, com acesso exclusivo a informações atualizadas sobre a agropecuária e o agronegócio tanto local como estadual.
A assinatura do contrato de prestação de serviços técnico-científico da Epagri/Cepa com a Amvali aconteceu nesta quinta (27) no auditório do Centro de Inovação Novale em Jaraguá do Sul. Na ocasião estiveram presentes autoridades da Epagri e prefeituras da região composta pelas cidades de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.

O gerente da Epagri/Ciram, Luís Hamilton Pospissil Garbossa, apresentou a rede de estações de monitoramento ambiental de Santa Catarina. Na ocasião foi feito um acordo de cooperação com os municípios da Amvali a fim de que estes sejam responsáveis pela manutenção das estações que compõem a rede na região. Coube a analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Glaucia de Almeida Padrão, apresentar o painel inteligente “Perfil 360° municipal” aos presentes.
Edilene Steinwandter, gerente da Epagri/Cepa, explica que o “Perfil 360°” é uma ferramenta que oferece uma visão ampla e integrada do cenário rural e socioeconômico de todos os municípios catarinenses. “O Observatório trouxe uma visão inédita do agro-catarinense para as entidades e representantes do setor agropecuário, no sentido de disponibilizar informações do setor com acesso exclusivo para as associações de municípios, assim como para as administrações municipais”, comenta Edilene.
O presidente da Epagri, Dirceu Leite, afirma que a pesquisa agropecuária trabalha tanto a parte técnica como a parte socioeconômica. “A Epagri vem trabalhando em um processo de renovação por meio de novas tecnologias, queremos que a informação chegue onde de fato a agricultura acontece. Seja no gabinete do prefeito no planejamento de ações para o município, seja para o agricultor saber a melhor hora para comercializar seus produtos”, observa Dirceu.
O contrato assinado tem vigência anual com a designação de acesso a 21 usuários com perfil municipal e três usuários com perfil regional. O presidente da Amvali, prefeito de São João do Itaperiú, Rovâni Delmonego, comemora a tecnologia e inovação existentes na área da agricultura. “O quanto isso é importante para nós, pois é um investimento que levará o agricultor a ganhar mais, ter uma lucratividade maior impactando todo o setor agrícola”, ressalta.
Observatório Agro Catarinense
O Observatório está alicerçado em quatro elementos fundamentais: espaço físico estruturado, adoção de tecnologias de ponta, disponibilidade de recursos humanos multidisciplinares de alta qualificação e incorporação da cultura data driven na tomada de decisões relacionadas aos agronegócios e ao desenvolvimento rural catarinense.
O Perfil 360° mostra os principais indicadores de desempenho da agropecuária e do agronegócio catarinense em termos econômicos, mercadológicos e produtivos. Os dados foram organizados em painéis contendo informações como do Produto Interno Bruto (PIB), Valor Adicionado Bruto (VAB) da agropecuária e demais setores da economia, Valor da Produção Agropecuária (VPA) entre outras informações relevantes para o setor agropecuário.