Ir direto para menu de acessibilidade.
18/03/2025 | Produção Agropecuária

Produção de soja em Santa Catarina cresceu 93% nos últimos doze anos

Além do aumento significativo na produção a área plantada cresceu também mais de 60% desde 2012. Por Cristiele Deckert

A soja vem ganhando cada vez mais espaço no agronegócio catarinense, principalmente em áreas que antes eram usadas para o plantio de milho. De acordo com dados do Observatório Agro Catarinense, ao longo dos últimos 12 anos, Santa Catarina aumentou em 93% a produção do grão e 60,5% a área plantada. Para a primeira safra 2024/2025 da cultura no Estado, de  o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) estima o grão teve um aumento de 2,62% na área plantada, 9,79% na produtividade média e um aumento de 12,67% na quantidade produzida. 

Conforme o engenheiro agrônomo João Alves, analista de Socioeconomia  e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, esta elevação se deve pela valorização do grão no mercado internacional. “A maior estabilidade de preços frente a outras commodities é um aspecto que tem motivado os produtores a ampliarem suas áreas de plantio”, explica Alves.

 

Nos gráficos abaixo, retirados do Observatório Agro Catarinense, é possível visualizar a evolução da cultura no estado desde 2012. 


Evolução da área plantada de soja em Santa Catarina (ha). (Fonte: Observatório Agro Catarinense. Epagri/Cepa)

Evolução da produção de soja em Santa Catarina (ha). (Fonte: Observatório Agro Catarinense. Epagri/Cepa)

 

Giro da Safra da Soja

 

Esta semana, de 17 a 20 de março, o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) em parceria com o Sicoob Central SC/RS estão promovendo o Giro da Safra de soja 2024/2025 com o objetivo de avaliar a produtividade da cultura no Planalto Norte de Santa Catarina.

 

Por meio do Giro da Safra a Epagri/Cepa aprimora seu sistema de monitoramento com dados mais assertivos. Para isso, são levantadas informações a campo em uma amostra probabilística composta de 50 lavouras distribuídas nos municípios de Mafra (12), Canoinhas (8), Itaiópolis (9), Irienópolis (4), Papanduva (5), Major Vieira (3), Rio Negrinho (5) e Porto União (3). 

 

Na quinta pela manhã acontecerá, em Mafra, o encerramento do evento com a apresentação dos resultados parciais das análises realizadas no decorrer do Giro. O engenheiro agrônomo João Alves, explica no vídeo abaixo como é feita a coleta das amostras nas lavouras.

 

 

A região do Planalto Norte de Santa Catarina é a maior produtora de soja no estado, no ano passado colheu cerca de 586 mil toneladas em 171 mil hectares de área plantada, conforme dados do Observatório Agro Catarinense. A Epagri/Cepa aponta que, nesta primeira safra de soja 2024/2025, a estimativa de área plantada em Mafra é mais de 34 mil hectares e a produção de 122.717 toneladas, seguida de Canoinhas com 28.500 hectares plantados e produção de quase 107 mil toneladas do grão. As informações atualizadas das demais cidades e regiões de Santa Catarina podem ser acessadas no site do Info Agro.

 

Mais informações e entrevistas:

– João Rogério Alves, analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri/Cepa, fone: (48) 98835 8990 / e-mail: joaoalves@epagri.sc.gov.br

 

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri, fones (48) 3665-5407/99161-6596

Início da página
Skip to content