Ir direto para menu de acessibilidade.
14/03/2025 | Produção Agropecuária

Giro da Safra 2025 avalia a produtividade da soja no Planalto Norte de SC

Setores do Agro catarinense avaliam a produtividade do soja e fornecem informações importantes para os agricultores da região Por Cristiele Deckert

Setores do Agro catarinense avaliam a produtividade do soja e fornecem informações importantes para os agricultores da região

Na próxima semana, entre os dias 17 a 20 de março, o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/CEPA) em parceria com o Sicoob Central SC/RS promoverão o Giro da Safra de soja 2024/2025 com o objetivo de avaliar a produtividade da cultura no Planalto Norte de Santa Catarina. A região é a maior produtora de soja no estado, no ano passado colheu cerca de 586 mil toneladas em 171 mil hectares de área plantada, conforme dados do Observatório Agro Catarinense.

Por meio do Giro da Safra a Epagri/CEPA aprimora seu sistema de monitoramento com dados mais assertivos. Para isso, serão levantadas informações a campo em uma amostra probabilística composta de 50 lavouras distribuídas nos municípios de Mafra (12), Canoinhas (8), Itaiópolis (9), Irienópolis (4), Papanduva (5), Major Vieira (3), Rio Negrinho (5) e Porto União (3). O tamanho da amostra foi definido a partir da área plantada na região, conforme estimativa da Epagri/CEPA, e o sorteio aleatório foi realizado nos quadrados da imagem de satélite. 

Equipe de técnicos da Epagri e parceiros em treinamento para a realização dos levantamentos a campo em Mafra no mês de fevereiro (Fotos: Epagri)

 

Durante o Giro da Safra, seis equipes com extensionistas e pesquisadores da Epagri, representantes do Sicoob, bolsistas do Instituto Federal Catarinense, e técnicos das cooperativas de produção CoperAlfa e Copérdia percorrerão as lavouras para coletar materiais. Estas amostras serão encaminhadas para a Estação Experimental de Canoinhas (EECan) para processamento e avaliações. Além da determinação de umidade e quantidade de grãos, serão analisados ainda parâmetros técnicos como o manejo de solo, medição da compactação do solo, plantabilidade e cultivares mais utilizados. Essas informações serão utilizadas para sugerir melhorias nos ciclos posteriores.

O gerente Estratégico de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, explica que a parceria entre o Sicoob e a Epagri no Giro da Safra permite um acompanhamento mais preciso das lavouras e auxilia na tomada de decisões do setor. “Queremos que os produtores tenham acesso a crédito para financiar a safra e investir em melhorias que aumentem a produtividade e a rentabilidade em toda a cadeia do agro. Com informações precisas sobre a realidade no campo, conseguimos oferecer soluções financeiras mais estratégicas e alinhadas às necessidades dos agricultores”, afirma Munaretto.

Para Dirceu Leite, presidente da Epagri, os resultados do Giro da Safra são fundamentais para fortalecer a agropecuária catarinense e aprimorar as estimativas de produção e produtividade. “São essas informações que vão alimentar tanto o setor produtivo, que precisa de dados precisos no momento certo, quanto o governo, que pode utilizá-las para elaborar políticas de apoio ao agricultor com base em critérios técnicos”, destaca Leite.

 

As expectativas para a safra de soja 2025 

A apresentação dos dados levantados a partir do Giro da Safra de soja visa criar uma estimativa das lavouras e orientar tanto profissionais da área como agricultores. A partir destas informações será possível analisar as tendências do mercado, planejar políticas públicas para o setor, acionar os mecanismos de apoio (Proagro) em caso de eventos climáticos, e auxiliar na logística e armazenamento dos grãos.

O analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/CEPA, o engenheiro-agrônomo Haroldo Tavares Elias, explica que apesar da ocorrência de períodos curtos de estiagem nos primeiros dois meses deste ano a expectativa de colheita para 2025 é boa. “As primeiras colheitas estão indicando produtividade satisfatória, entre 60 a 90 sacas por hectare, para isso espera-se que ao longo do Giro da Safra haja boas condições climáticas, pois a expectativa de produção é maior em função da aplicação de novas tecnologias”, afirma Haroldo.

 

O encerramento do Giro da Safra acontecerá na quinta-feira (20) com um evento que reunirá cerca de 700 convidados, das 9h às 12h, seguido de almoço, no Centro de Eventos Raízes da Tradição, em Mafra. Durante o encontro, o público poderá prestigiar a palestra do agricultor influencer digital Laercio Dalla Vecchia e do engenheiro agrônomo Leandro Wildner. Por fim, serão apresentados os resultados parciais das análises realizadas para agricultores, lideranças do setor e técnicos envolvidos no projeto.

Início da página
Skip to content