Clima mais favorável deve resultar em boa safra de maçã e banana em 2024/2025
A estimativa, para a fruticultura catarinense, é de uma boa produção na safra 2024/2025, com resultados melhores do que na safra anterior. Conforme o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Rogério Goulart Jr., que foi o entrevistado no 19º episódio do Pense Agro, o motivo é o clima. Os pomares de maçã e banana são bastante suscetíveis a eventos climáticos extremos, como temporais, estiagens e vendavais.
Segundo ele, nas últimas safras houve uma sucessão desses fenômenos, primeiro com a incidência de forte estiagem, especialmente em 2021 e 2022, e depois com o excesso de chuva, em 2024. No entanto, para a safra 2024/2025, a expectativa é que o clima seja mais favorável ao desenvolvimento das frutas, o que deve resultar em melhor qualidade e produtividade.
Goulart explica que, em médio e longo prazos, os fruticultores têm investido em novas tecnologias que possam mitigar os efeitos dos eventos climáticos extremos, que podem se tornar mais comuns com as mudanças climáticas.
Quer saber mais?
Então ouça o episódio completo.
Você pode ouvir o Pense Agro no site deste Observatório ou na sua plataforma de distribuição de áudio preferida:
Spotify, Deezer, YouTube Music e Soundcloud.
Também é possível ouvir no Youtube.
Mais informações também podem ser obtidas nos painéis interativos de Produção e Mercado Agropecuário.