Safra de verão: custo de produção e estimativas iniciais são tema de podcast
A safra agrícola de verão, em Santa Catarina, está em fase de plantio. Nesse momento, os custos de produção e as estimativas de área plantada, produção e produtividade são fundamentais para que agricultores, cooperativas e outros agentes do setor façam o seu planejamento. Por esse motivo, nos últimos episódios do podcast Pense Agro, a safra de verão esteve em pauta.
Na última semana de agosto, o analista João Alves trouxe informações sobre o custo de produção de referência, levantado periodicamente pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Recentemente, a equipe levantou os dados sobre os preços dos insumos para as principais culturas de verão. A partir desses dados foram calculados os custos referenciais para as culturas do arroz, do feijão, do milho e da soja, os quais podem ser consultados aqui.
Segundo João, para a maior parte dos produtos, o custo de produção aumentou em torno de 5% na comparação dos valores nominais do levantamento realizado em julho de 2024 com o do mesmo mês de 2023. A exceção foi a soja, cujo custo de produção diminuiu.
Estimativas iniciais
Já na primeira semana de setembro o tema do Pense Agro foi as estimativas de área plantada, produção e produtividade para os principais produtos agrícolas da safra de verão. Em evento online, a Epagri/Cepa apresentou os números para a soja, o arroz, o feijão, o milho, a maçã e a banana. No site do Infoagro também são apresentados os dados para outros produtos, como fumo, batata e mandioca. Conforme a extensionista rural da Epagri, Bruna Parente Porto, de maneira geral, a área não teve grandes variações, ficando em torno de 10% maior ou menor, a depender do produto.
Os dados das estimativas de área plantada, produção e produtividade são atualizados mensalmente. Os dados relacionados ao calendário agrícola, que dizem respeito ao estágio de desenvolvimento das lavouras e as suas condições gerais são atualizados semanalmente.
Ouça esses e os demais episódios do Pense Agro no site deste Observatório ou na sua plataforma de distribuição de áudio preferida:
Spotify, Deezer, YouTube Music e Soundcloud.
Também é possível ouvir no Youtube.