Especialista avalia desempenho das exportações de carnes e cenários que podem influenciar mercado
No primeiro semestre de 2024, Santa Catarina ampliou o volume de carnes exportadas em cerca de 3,5%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O Estado exportou 939,4 mil toneladas, entre carne de frangos, suínos, perus, patos e marrecos, bovinos e outros.
Em quantidade, esse é o segundo melhor resultado da série histórica para um primeiro semestre, que engloba o período de 1997 até o ano em curso. Já o faturamento teve uma redução de cerca de 8% no acumulado dos seis primeiros meses do ano, também em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Os números são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) e disponíveis aqui neste Observatório.
Para avaliar a dinâmica das exportações em 2024, o episódio do Pense Agro desta semana conta com a participação do analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Alexandre Giehl. Entre os tópicos da conversa está uma análise dos resultados do primeiro semestre de 2024, informações sobre os principais destinos dos produtos exportados e uma prospecção de fatores que podem influenciar o mercado das carnes nos próximos meses.
Quer saber mais? Ouça o podcast:
Para ouvir no site, clique AQUI.
Para ouvir na sua plataforma de distribuição de áudio favorita, selecione: Spotify, Deezer, Google Podcasts ou Soundcloud.
Também é possível ouvir no Youtube.