Em podcast, analista explica os impactos das enchentes do RS no mercado do arroz
Os impactos das enchentes, que atingiram o Rio Grande do Sul, no mercado do arroz são o tema do quarto episódio do Pense Agro, o podcast oficial do Observatório Agro Catarinense. No programa, a analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Glaucia Padrão, fala da safra e das movimentações do mercado do arroz desde o anúncio de possíveis prejuízos às lavouras decorrentes das inundações.
As chuvas atingiram o Rio Grande do Sul no final de abril e se estenderam por praticamente todo o mês de maio. Elas causaram mortes e prejuízos a diversos setores econômicos, entre os quais o da agropecuária. O Estado é responsável por cerca de 70% da produção de arroz do Brasil, por isso uma reação do mercado era esperada. Santa Catarina ocupa o segundo lugar no ranking nacional da produção do cereal.
Segundo Glaucia, os produtores gaúchos colheram aproximadamente 84% das lavouras antes das inundações. Para essa parcela da produção, os problemas ocasionados pelas chuvas envolveram a estocagem e o transporte, já que parte do escoamento da produção para as indústrias e para os centros consumidores foi afetada. Por outro lado, no caso das lavouras que ainda não tinham sido colhidas, houve registros de inundações e algumas ficaram submersas.
Essas dificuldades geraram tensão no mercado e levaram a um aumento de preço. Conforme a analista, entre abril e junho os preços pagos aos produtores gaúchos aumentaram cerca de 20%. Em Santa Catarina o aumento foi de 13% no mesmo período.
Quer saber mais sobre os impactos das enchentes no mercado do arroz?
Ouça a íntegra do episódio aqui no site ou na sua plataforma de distribuição de áudio favorita: