Fim de sobretaxa pode consolidar China como principal comprador de frango de SC
Desde 2019, as exportações brasileiras de carne de frango pagavam uma sobretaxa para entrar na China. A medida, implementada com o argumento de ser antidumping, ou seja, de proteger o mercado interno de preços artificialmente baixos, não será renovada pelo governo chinês. O anúncio foi feito na semana passada. Em 2023, a China, pela primeira vez desde 2010 (dados disponíveis neste Observatório), tornou-se o principal destino da carne de frango catarinense ao ultrapassar o Japão, que até então era o maior comprador.
Com o fim da medida, o produto brasileiro deixará de pagar uma sobretaxa que, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), variou entre 17,8% e 34,2%, a depender da empresa exportadora. Conforme o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), Alexandre Giehl, o fim da cobrança deve deixar a carne de frango catarinense mais competitiva no mercado chinês, o que pode levar a uma ampliação das exportações para o país asiático.
“Vale destacar que, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a perspectiva é de que a China amplie suas importações de carne de frango, em 2024, em aproximadamente 3%”, explica Giehl. Ou seja, o aumento da demanda pela proteína, aliado a um preço mais competitivo, tem potencial para consolidar a China como maior comprador da carne de frango catarinense.
O analista lembra que o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e derivados e, por isso, deve ser um dos mais beneficiados com o aumento projetado para as importações chinesas.
Volume das exportações e diversificação dos destinos
Em 2023, a China foi o principal destino da carne de frango do Brasil (13,6% do volume exportado) e de Santa Catarina (11,7% dos embarques). No total, o Estado exportou 129,3 mil toneladas de carne de frango para o país asiático, com receita anual de US$ 277,6 milhões. Santa Catarina foi responsável por 19% de todo o frango exportado pelo Brasil para os chineses em 2023, ficando apenas atrás do Paraná no ranking nacional.
Nos últimos anos, as empresas catarinenses têm buscado diversificar os destinos, para que as vendas não sejam tão concentradas em um único país. Em 2013, por exemplo, o Japão, na época o maior comprador, era o destino de 18,4% da carne de frango exportada por Santa Catarina. No ano passado, o principal destino do frango catarinense foi a China, que comprou 11,7% de toda a carne de frango e derivados exportada pelo Estado. Na sequência do ranking dos compradores, o Japão e a Arábia Saudita ficaram em segundo e terceiro lugar, com participação de 10,7% cada um.