Como o clima deve influenciar a agricultura catarinense nos próximos meses?
O mês de outubro foi marcado por muita chuva e poucos dias de sol em Santa Catarina. Em novembro, apesar de mais dias em sequência de tempo seco, a chuva permaneceu acima da média climatológica para o período. Esse contexto trouxe uma série de consequências negativas para a produção agropecuária catarinense, com perdas já contabilizadas, por exemplo, nas safras de trigo, milho, fumo, cebola e atraso no plantio da soja. Diante disso, o que esperar dos próximos meses?
Esse foi o tema do 14º episódio do Pense Agro, o podcast oficial do Observatório Agro Catarinense. Os entrevistados sobre a previsão climática para os próximos meses e as possíveis influências disso em relação à safra de grãos foram a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, e o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias.
Conforme explica Marilene, a previsão é que o El Niño se mantenha influente sobre o clima durante o verão. Com isso, apesar da diminuição da precipitação a partir da segunda quinzena de dezembro, tempestades pontuais com grande volume de chuva poderão ser registradas. A temperatura deverá ficar acima da média na maior parte do Estado.
Segundo Haroldo, essa condição pode impactar a produtividade das lavouras. Além das áreas pontualmente atingidas por intempéries, o excesso de calor (acima de 32ºC) em momentos sensíveis do desenvolvimento das plantas, como no período da floração, pode reduzir a produção.
Quer saber mais sobre como o clima deve influenciar a agricultura catarinense nos próximos meses? Então não perca o 14º episódio do Pense Agro.
Ouça em sua plataforma de distribuição de áudio preferida ou diretamente pelo site.
Quer ouvir pelo Soundcloud? Clique AQUI.
Quer ouvir pelo Spotify? Clique AQUI.
Quer ouvir no site? Clique AQUI.
One thought on “Como o clima deve influenciar a agricultura catarinense nos próximos meses?”
-
Pingback: O El Niño e a safra catarinense de grãos 2023/2024
Comments are closed.
Gostou deste conteúdo?
COMPARTILHAR