Como o mercado de fertilizantes têm se comportado em 2023?
A pandemia de Covid-19 e, posteriormente, a guerra entre Rússia e Ucrânia, fizeram com que o mercado de insumos agropecuários, nos últimos anos, apresentasse uma grande oscilação de preços. Diante desse contexto, o oitavo episódio do Pense Agro, o podcast oficial do Observatório Agro Catarinense, abordou o comportamento do mercado de fertilizantes em 2023.
O convidado para falar sobre o tema foi o gerente de negócios da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro), Jairo Loose.
A federação possui uma unidade misturadora de fertilizantes instalada em Santa Catarina. Segundo ele, a aquisição dos produtos, neste ano, apresentou um comportamento atípico, com uma venda de fertilizantes abaixo do esperado no primeiro semestre e uma alta demanda no segundo semestre.
Detalhes sobre a organização da cadeia de insumos, os preços, a importância do planejamento e sobre novidades tecnológicas que podem tornar o país menos dependente do comércio internacional de matéria-prima para fertilizantes foram os focos da conversa.
O episódio teve, ainda, um bônus. Um bate papo com o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, o engenheiro agrônomo Haroldo Tavares Elias. Ele atualizou a situação da implantação das lavouras e sobre o acompanhamento da safra de verão 2023/2024 em Santa Catarina.
Quer saber mais sobre o mercado de fertilizantes? Ouça o episódio 8 do Pense Agro.
Quer ouvir pelo Soundcloud? Clique AQUI.
Quer ouvir pelo Spotify? Clique AQUI.
Quer ouvir diretamente no site? Clique AQUI.